Benefits-of-yoga-for-mind-and-body

 

Nosso corpo, nossa mente...

Quando ouvimos que tudo é produto dos nossos pensamentos, e que a saúde física depende de uma vida regrada e uma rotina saudável, fica a pergunta: - "se é só isso, porque eu não consigo?"

Nossos pensamentos não são livres, estão aprisionados em lugares e situações que nem temos consciência. A liberdade que os pensamentos têm nos deixam escravos de experiências que não dependeram somente de nos.

No decorrer de uma vida, as experiências acumuladas se instalam de forma espontânea no cotidiano da nossa mente, trazendo assim, diferentes formas de agir e pensar, independente do que realmente sou.

Difícil Ne? Sim, a dificuldade esta em adquirirmos consciência mental, sobre o que realmente interessa para nossas vidas.

O "ser" humano, é livre para pensar e agir, e nesta incoerência constrói-se e destrói- se tantas vidas.

Ser livre para pensar e agir, não significa adequar-se a um sistema criado e recriado, isto também não é política, isto é um convite para mergulhar nas profundezas do "seu ser" , para tentar descobrir a verdade sobre si mesmo.

Este convite implica em diferentes atuações , que envolvem muitas situações , que poderá auxiliar na busca de um caminho próprio, de um viver verdadeiro e de um amanhecer alegre.
As atuações podem iniciar com um simples gesto de auto- conhecimento , dos seus desejos, do seu ritmo, daquilo que dá prazer em estar vivo.

A meditação é um caminho de luz e paz, e através dela terás as respostas que tua mente- corpo precisa.  Uma noite de sono confortável e de bem consigo próprio, é uma gota de alegria para um dia produtivo.

Um espaço , um lugar para encontrar amigos ou familiares faz parte desta receitinha do bem viver.

Atividades físicas , sim , obedecendo seu ritmo, seu horário e suas necessidades, que poderão variar entre saúde e beleza, e a pergunta fica: -" qual a diferença , entre a beleza e a saúde?"
A beleza é aceitar a ser o que é.  A saúde é sentir-se em paz consigo e com o outro.  A distinção esta na forma de olhar-se, de ver e entender toda a complexidade da sua própria existência.

Nesta viagem interior, onde o autoconhecimento será seu condutor, aceite a verdade sobre si mesmo, buscando um pingo de autenticidade em cada decisão e atuação no seu dia - dia assim saberá quem és o que queres e terás forças suficientes para entender e refazer teus pensamentos que nem sempre são só teus, e sim, as vezes frutos de vivências tão primitivas que o teu conhecimento não alcança .

 Enfim, o "conhecimento" em todas as formas é a chave da liberdade humana.

Comece hoje seu trajeto, olhe em volta e reconheça o que é seu e se desfaça do que não é.

Comece com suas opiniões e idéias.

E conclua com seus atos e pensamentos, sentindo-se melhor, serás alguém melhor para ti e para o mundo, poderás então incluir no teu viver a generosidade e a sustentabilidade.

Bom caminho !

Liana Velazquez
Psicologa Clinica e Educadora.